Pirapora. Cidade difícil de conseguir muquifos baratinhos. Pagamos R$22,00 o quarto. Com café da manhã. O rio ali é bonito. Ainda dá pra nadar nele e há uma prainha gostosa. No seu leito, uma série de pedras e minúsculas cachoeiras (corredeiras), que antigamente impediam a navegação. Por isso mesmo, os vapores paravam nessa cidade. Dali, uma ponte férrea com as linhas de trem que iam até São Paulo.
Fomos ver o Benjamim Guimarães, o último barco a vapor do mundo. É o que dizem. Só sai de Domingo para passeios com o público. Nós, entretanto, tínhamos que esperar muitos dias. Foi suficiente pegar um sol na prainha na beira do rio, tirar umas fotos do barco, dar umas voltas pela cidade e sair logo cedo.
13 comentários:
Estou lendo seu relato e gostando muito.
Viajei neste vapor em 1969, de Juazeiro a Pirapora. Foram 13 dias e consumui 1.1oo m² de lenha. Foi uma viagem maravilhosa com mais 2 amigos. Pegamos muita carona tambem. Saimos de Volta Redonda RJ, fomos pra Recife depois Juazeito, Pirapora e V. Redonda.
Hoje com 65 anos faço trekking e mountain bike.
www.picasaweb.com
www.clubeadventure.com.br
Abraço!
Pois é, João Bosco! Que legal saber que pegaste esse barco! Um cara que pegou esse barco me disse que foi a viagem mais linda da vida dele. Dai surgiu a idéia da viagem!! Espero ter esse mesmo espírito aventureiro que vc, quando chegar na tua idade! Isso me inspira bastante!
abs
Meu nome é Arthur Guimarães, resido em Cuiabá - MT e estou pretendendo passear em Pirapora - MG, cidade que estive em 1979 e me hospedei no Hotel Canoeiros que estava recem inaugurado. Peço informarem se tenho outras opções de hospedagem com preços menores, mas com a qualidade do Canoeiros. Grato
Meu caro Arhur, sou do Rio de Janeiro tive o prazer de conhecer Pirapora semana passada, não pude perder a oportunidade de passear no barco à vapor que é um show, enquanto ao Hotel recomendo o Hotel Mundial, bom, barato, atendimento excelente e o café da manhã de primeira, fica menos de uma quadra da praça no centro da cidade, eu recomendo o Hotel e o Passeio de barco. Ass. Eduardo Frias
OI ARTHUR, SOMOS DE UBERLANDIA E FOMOS NA SEMANA SANTA PARA PIRAPORA. O VAPOR NÃO SE ENCONTRAVA LÁ TINHA IDO PARA SÃO ROMÃO. O IDEAL É LIGAR NA SECRETARIA DE TURISMO E AGENDAR SEU PASSEIO. E MAIS, NOS HOSPEDAMOS NO HOTEL MUNDIAL E FOMOS MUITO BEM ATENDIDOS.
BOM PASSEIO.
MORGAN E HELENA
Uau! Este blog virou ponto de encontro de viajantes! Que legal!!Visitem o Rio São Francisco. Vale muito a pena!
Vejo tanta gente viajando a Machu Pichu, Patagônia, etc, e não conehcem o Rio São Francisco. É uma pena, pois quanto mais conhecemos nossa terra, mais propensos a protegê-la ficamos. Esse blog é fundamental. Seguirei o rio, a partir de Pirapora, breve, e aqui me abasteço de informações. Parabéns por compartilhar suas experiências com a gente.
De nada, Luciano! Pois é, visitar nosso país é muito legal. Recomendo a todos. É uma viagem muito linda e tranquila de fazer. Vamos viajar pelo nosso país! Valorizar nossa cultura e nossas paisagens!
Pois é pessoal eu moro em Rio Preto e estou trabalhando em Pirapora e aos domingos vou pescar no rio perto do hotel canoeiros onde as vezes me hospedo e ja peguei até matrinchã que delicia
Com 62 anos, e meu filho 30 anos e Biólogo, aprecia aventuras de navegação, gostaríamos de realizar esta façanha..., alguém pode dizer quanto custa para viajar pelo Vapor entre Pirapora e Remanso?...contate-nos stein.fartura@hotmail.com
Boa tarde,
gostaria de saber se alguém tem informações recentes sobre essa viagem. Pelo o que me informei, não fazem mais o trajeto inteiro de Pirapora até Juazeiro, e o barco Benjamim Guimarães só faz passeios de domingos, por conta do assoreamento do rio.
Um abraço,
Carolina.
Carolina,
É isso mesmo. O barco só faz passeios aos domingos, como opção recreativa. O famoso trajeto até Juazeiro ficou na memória de quem pode viajar nessa época.
abs
marcelo
Há alguma opção de navegação turistica além do passeio dominical ?
Meu destino seria Manga
Postar um comentário