quinta-feira, 10 de julho de 2008

6 meses depois..

Após 6 meses de mais uma viagem feita, fico pensando no que ela contribuiu para mim. A simplicidade do povo dos lugares esquecidos do Brasil é o que mais me chamou a atenção. Em nosso país, temos mais do que pessoas falando do alto de uma pedra, homens que não comem a mais de anos, ou grandes gurus dizendo aos demais como se comportar. Temos mais do que pessoas eruditas, cheias de cultura e que vivem para explorar mundo a fora. Por aqui, o que vi foi gente que sempre viveu no mesmo lugar. Gente que não tem nada e tudo o que recebe, agradece a Deus. Atitudes de pessoas simples.

Aos poucos fui me dando conta que mais valia eu conhecer alguém que sempre esteve na mesma terra, do que o sujeito que nasceu em um lugar, foi para outro e depois para outro e era famoso em algum sentido. Preferi conhecer quem não tinha fama alguma. Quem era pacato. Quem era simples. Quem tinha um jeito sereno de estar na vida sofrida do interior do Brasil.

Essas pessoas me fizeram entender o que é viver com pouca coisa. Eu, com minha mochila, era um andarilho com uma mochila. E nada mais. Aprendi a dar o valor pras coisas: eu, como um ponto na terra; o dinheiro, como meio para conseguir algumas coisas; os relacionamentos, como um bem precioso; a família, a coisa mais importante; a natureza, aquilo que podemos contemplar e, por isso mesmo, cuidar com carinho.

Nosso país é cheio de gente simples, curandeiros, rezadores, médiuns. Gente com fé. Finalmente sei o que é o "catolicismo popular" e a força de nosso povo. Ainda bem que esse tipo de gente não faz propaganda de si, e nem caiu nos roteiros turísticos, esotéricos, mundrungos, neo-hippies e no gosto dos extrangeiros. Só sabe quem quer ver para além das aparências...

20 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela vivência e fantastica experiência de cidadania. Após esta iluminada experiência, com certeza vc têm agora uma visão e consciência de Brasil muito mais completa. Pelo seu relato, nenhum outro roteiro consegueria ser mais rico do que o que vc fez.
Mais uma vez parabéns

Anônimo disse...

Marcelo
Eu nunca tinha visto um relato de viágem tão perfeito e tão rico de detalhes. È impressionante a tua audácia em conhecer lugares remotos nesse nosso Brasil.
Vai aqui uma perguntinha: quanto tu gastou cara nessa viágem toda ?
Um Abraço

eRoza disse...

Olá,
Estou planejando descer o Velho Chico agora no mês de dezembro, e fiquei muitissimo feliz de encontrar o relato da sua viagem no site do Mochileiros. Gostaria de umas dicas, se puder me ajudar.
Parabéns!!!

Abração
Di Roza

Marcelo disse...

Anônimo e Di Roza,
Posso dar dicas a vocês com certeza. É só perguntar! Se for o caso, deixo meu msn para nos falarmos. Bom, nas 7 semanas, gastei R$1200,00 + R$300 (passagem de volta de avião). Ao longo das 5 semana pelo São Francisco, foram R$850,00. Ai, até chegar em Recife e nas redondezas, eu e minha colega acabamos gastando uma grana...
Enfim, grato por vcs terem lido este blog! Escrevi, justamente, para que todos possam aproveitar esta experiência de viagem para ter as suas próprias!

Abs,
Marcelo

eRoza disse...

Olá Marcelo,
Muito obrigada,o meu msn é di_roza@hotmail.com

Bjo!

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo e Maíra,
Achei ótimo o blog e o relato de vocês...a viagem foi simplesmente maravilhosa, os detalhes, as fotos, as dicas e comentários...
Muito bom também a forma como retrataram os ribeirinhos e amigos de viagem que apoiaram vocês.
Gostei tanto que escolhi o relato de vocês para inaugurar a coluna "Viajando pelos rios do Brasil" no nosso Blog SOS Rios do Brasil.
Tenho certeza que vai servir de exemplo e incentivo para muita gente que tem vontade de conhecer os rios brasileiros.
Espero que aprove termos colocado o link do seu blog no SOS Rios e estamos esperando o relato da próxima viagem-aventura para publicarmos.
Saudações eco-fluviais,

Prof. Jarmuth Andrade
http://sosriosdobrasil.org
Inst. SOS Rios do Brasil

Marcelo disse...

Prof. Jarmuth! Autorizo sim colocar o link no SOS Rios! Que legal que gostou da nossa viagem!! Fico muito feliz!!!

Luka disse...

Marcelinho,
Que surpresa ver teu comentário e ler sobre a sua viagem. Não tem como não morrer de saudade daquele mês maravilhoso...
Também li seu blog todo e foi divertido ver as datas e eventos batendo. =) Muito legal!
Beijos
Luka

P.S. Roger? não tenho nenhum amigo Roger no orkut...

B.A.S.Explorer disse...

Demais essa a trip!! Valeu pelo relato!!!

Salvador disse...

bela viagem
Quem dera um dia dar para acompanhar voce
Abraço de Portugal
Salvador

Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Quem quiser entrar em contato comigo, basta me escrever: mgacalegare@gmail.com

abs,
marcelo

Marcelo disse...

Leitores, a Di Roza foi para a viagem. Sozinha. Amou a viagem. E também, o Gabriel com o Pedrinho. O relato deles está ai nos links. Emocionante o blog. Recomendo a leitura a todos..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Muito bonito relato... enxerga a exuberância da simplicidade.

Anônimo disse...

Olá! tentei lhe enviar um email no endereço indicado ele voltou =/
Queria muito umas dicas suas! Se puder adicionar meu msn eu agradeceria muito: agathinha_eu@msn.com e Meu email é agathabarbosa@gmail.com

Obrigada!
abraços e parabéns pelo blog!! foi MUITO inspirador ler seus relatos

ágatha.

Unknown disse...

opa. mt massa esse mochilao. tu tem ideia de quanto gastou desde o dia que saiu da tua casa ate o dia de retorno?

abracos.

Marcelo disse...

Tenho sim. Nas 5 semanas pelo rio foram 800 reais. Nas duas semanas seguintes foram mais 500.. gastos a mais com bus, carnaval, etc. E mais 250 de bilhete aéreo Recife-SP, que foi a primeira coisa que compramos.

Fabrício Viagens disse...

Viajar sempre trás experiências e aprendizados incríveis , isso é ótimo para o espirito.Parabéns pelo Post

Marcelo disse...

Valeu, Fabrício!! Grato pelo comentário!
abs