quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

MÉDIO SÃO FRANCISCO - De Pirapora (MG) à Remanso (BA). Pirapora - 02/01/2008

Pirapora. Cidade difícil de conseguir muquifos baratinhos. Pagamos R$22,00 o quarto. Com café da manhã. O rio ali é bonito. Ainda dá pra nadar nele e há uma prainha gostosa. No seu leito, uma série de pedras e minúsculas cachoeiras (corredeiras), que antigamente impediam a navegação. Por isso mesmo, os vapores paravam nessa cidade. Dali, uma ponte férrea com as linhas de trem que iam até São Paulo.

Uma pontinha da praia (tem muito mais do lado esquerdo), as corredeiras e, ao fundo, a linha férrea

Fomos ver o Benjamim Guimarães, o último barco a vapor do mundo. É o que dizem. Só sai de Domingo para passeios com o público. Nós, entretanto, tínhamos que esperar muitos dias. Foi suficiente pegar um sol na prainha na beira do rio, tirar umas fotos do barco, dar umas voltas pela cidade e sair logo cedo.

O Benjamin Guimarães, barco a vapor utilizado nos tempos áureos do transporte fluvial do rio São Francisco.

13 comentários:

João Bosco disse...

Estou lendo seu relato e gostando muito.
Viajei neste vapor em 1969, de Juazeiro a Pirapora. Foram 13 dias e consumui 1.1oo m² de lenha. Foi uma viagem maravilhosa com mais 2 amigos. Pegamos muita carona tambem. Saimos de Volta Redonda RJ, fomos pra Recife depois Juazeito, Pirapora e V. Redonda.
Hoje com 65 anos faço trekking e mountain bike.
www.picasaweb.com
www.clubeadventure.com.br
Abraço!

Marcelo disse...

Pois é, João Bosco! Que legal saber que pegaste esse barco! Um cara que pegou esse barco me disse que foi a viagem mais linda da vida dele. Dai surgiu a idéia da viagem!! Espero ter esse mesmo espírito aventureiro que vc, quando chegar na tua idade! Isso me inspira bastante!
abs

Unknown disse...

Meu nome é Arthur Guimarães, resido em Cuiabá - MT e estou pretendendo passear em Pirapora - MG, cidade que estive em 1979 e me hospedei no Hotel Canoeiros que estava recem inaugurado. Peço informarem se tenho outras opções de hospedagem com preços menores, mas com a qualidade do Canoeiros. Grato

Anônimo disse...

Meu caro Arhur, sou do Rio de Janeiro tive o prazer de conhecer Pirapora semana passada, não pude perder a oportunidade de passear no barco à vapor que é um show, enquanto ao Hotel recomendo o Hotel Mundial, bom, barato, atendimento excelente e o café da manhã de primeira, fica menos de uma quadra da praça no centro da cidade, eu recomendo o Hotel e o Passeio de barco. Ass. Eduardo Frias

HELENA CARDOSO disse...

OI ARTHUR, SOMOS DE UBERLANDIA E FOMOS NA SEMANA SANTA PARA PIRAPORA. O VAPOR NÃO SE ENCONTRAVA LÁ TINHA IDO PARA SÃO ROMÃO. O IDEAL É LIGAR NA SECRETARIA DE TURISMO E AGENDAR SEU PASSEIO. E MAIS, NOS HOSPEDAMOS NO HOTEL MUNDIAL E FOMOS MUITO BEM ATENDIDOS.
BOM PASSEIO.
MORGAN E HELENA

Marcelo disse...

Uau! Este blog virou ponto de encontro de viajantes! Que legal!!Visitem o Rio São Francisco. Vale muito a pena!

arqpita disse...

Vejo tanta gente viajando a Machu Pichu, Patagônia, etc, e não conehcem o Rio São Francisco. É uma pena, pois quanto mais conhecemos nossa terra, mais propensos a protegê-la ficamos. Esse blog é fundamental. Seguirei o rio, a partir de Pirapora, breve, e aqui me abasteço de informações. Parabéns por compartilhar suas experiências com a gente.

Marcelo disse...

De nada, Luciano! Pois é, visitar nosso país é muito legal. Recomendo a todos. É uma viagem muito linda e tranquila de fazer. Vamos viajar pelo nosso país! Valorizar nossa cultura e nossas paisagens!

Sergio Roberto disse...

Pois é pessoal eu moro em Rio Preto e estou trabalhando em Pirapora e aos domingos vou pescar no rio perto do hotel canoeiros onde as vezes me hospedo e ja peguei até matrinchã que delicia

Anônimo disse...

Com 62 anos, e meu filho 30 anos e Biólogo, aprecia aventuras de navegação, gostaríamos de realizar esta façanha..., alguém pode dizer quanto custa para viajar pelo Vapor entre Pirapora e Remanso?...contate-nos stein.fartura@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde,

gostaria de saber se alguém tem informações recentes sobre essa viagem. Pelo o que me informei, não fazem mais o trajeto inteiro de Pirapora até Juazeiro, e o barco Benjamim Guimarães só faz passeios de domingos, por conta do assoreamento do rio.

Um abraço,
Carolina.

Marcelo disse...

Carolina,
É isso mesmo. O barco só faz passeios aos domingos, como opção recreativa. O famoso trajeto até Juazeiro ficou na memória de quem pode viajar nessa época.
abs
marcelo

Marcos disse...

Há alguma opção de navegação turistica além do passeio dominical ?
Meu destino seria Manga