sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Piranhas - 22/01/2008

Depois, mais outra hora pra voltar, carona com o casal até a represa, pra tirar umas fotos, mais outra carona até a cidade, pegar nossas mochilas, outra carona até o trevo de Piranhas, outra carona até o centro da cidade e, finalmente, a última carona até Piranhas velha.
Chegamos! Piranhas velha tem esse nome porque ficaria de baixo d'água se fosse concretizada a represa em Pão de Açúcar. A cidade é histórica.

Arquitetura típica do sertão há uns anos.

Ali perto, em Angico, Lampião e seu bando foi emboscado e dizimado. É uma cidade pequenina, toda conservada, com casas típicas de 1900, pintadinhas, com uma prainha e um rio lindo. Das cidades que visitei, é a mais linda, sem sombra de dúvidas. Por isso mesmo, há uma pequena estrutura turística. Isso quer dizer que as pousadas custavam, por baixo, R$50,00. Foi chato descobrir isso lá em baixo. Pelo menos, tomei um banho no rio, conversei com um pescador e acertamos de tentar pegar uma carona com ele para conhecer o rio sobre sua canoa no dia seguinte.

Piranhas velhas, vista de um de seus mirantes.

Subimos pra piranhas nova de carona com um trio de estudantes. Um deles fazia um TCC sobre a transposição do rio. Para seu espanto, a maioria das pessoas estava a favor desse projeto. Deixou-nos num dormitório de R$6,00. Ficaram abismados com nossa disposição de ficar apenas em pulgueiros. Os donos eram muito simpáticos. Deixaram que usássemos a cozinha para nossas refeições. O mais incrível dessa viagem foi que muitas pessoas tinham dó da gente. Viam que éramos indefesos e nos ofereciam uma série de benefícios. Aprender a fazer cara de coitado tem suas vantagens. Gostei da receptividade e empatia do brasileiro do interior do país. Isso só existe aqui. Europa? Primeiro mundo? Na manhã seguinte, acordamos tarde. Descemos ao rio depois das 14h, quando o sol já estava mais ameno. Mais uma vez, nadamos no rio e conversamos com o pescador. Não haveria carona alguma. Ficamos até escurecer. Visitamos todos os pontos da pequena cidade. Tem dois mirantes e a vista é incrível. Vale a pena visitar essa cidade. Acabamos não indo pra Angico. Recusamos pagar mais R$35,00 só pra visitar uma "gruta" com as tumbas dos cangaceiros.


Dia de lua cheia. Auuuuuuuuuu...

3 comentários:

tarcisio disse...

Cara vc é louco meu,que viagem fantástica,que loucura te confeso que fiquei com inveja de ti meu imão, um pouco triste porq vc não passou pela minha cidade são francisco mg entre são romão e januária, mais dou nota mil pra vcs dois atualmente moro em são paulo mais estou maravilhado com sua de desbravar esse maravilhoso rio que eu conheço muito bem,dentro do perimetro do meu municipio, me bateu uma saudade enorme, vc merece um premio de desbravador do velho chico, esse rio que tem tanta historia a ser contada, deu para vc ver e sentir o sofrimento deste povo ribeirinho um lugar tão rico e ao mesmo tempo pobre de um povo sofrido e ao mesmo tempo alegre, povo hospitaleiro. grande abraço amigo desconhecido vc está de parabéns fica com Deus.

Marcelinho disse...

Muito grato, Tarciso! De fato, fiquei com muita vontade de ter passado em São Francisco, mas como sabes, ia ser difícil seguir na carona até ali e sair dali. Uma pena! Fica pra próxima!!
abs

Anônimo disse...

[url=http://www.microgiving.com/profile/amoxicillin ]is it safe to take old amoxicillin for a bladder infection
[/url] can you get high amoxicillin
buy amoxicillin 250mg capsules

[url=http://www.freewebs.com/atorvastatin/]lipitor recreational use
[/url] lipitor forum
atorvastatin 10 mg micronized fenofibrate 160 mg
atorvastatin benefits

[url=http://www.freewebs.com/lipit0r/]buy atorvastatin uk
[/url]buy atorvastatin 20 mg
buy lipitor in canada

http://www.freewebs.com/buyamitriptyline/
http://www.freewebs.com/buy-endep-25-mg/
http://www.freewebs.com/order-amitriptyline-10-mg-online-melbourne/
http://www.freewebs.com/buy-endep-10-mg-australia/
http://www.freewebs.com/sydney-order-amitriptyline-50-mg/
http://www.freewebs.com/buy-amitriptyline-25-mg/
http://www.freewebs.com/sydney-buy-endep-50-mg-online/
http://www.freewebs.com/buy-amitriptyline-50-mg-uk/
http://www.freewebs.com/order-endep-10-mg-uk/
http://www.freewebs.com/order-amitriptyline-25-mg-australia/
http://www.freewebs.com/order-endep-10-mg-online/
http://www.freewebs.com/purchase-endep-50-mg/